NOTÍCIAS

COMO CONQUISTAR A INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

Data: 23/05/2019

Com disciplina e organização é possível conquistar a tão sonhada independência financeira e curtir a vida numa Boa!

 

Organize o orçamento

Coloque na ponta do lápis tudo que entra e saí da conta, reúna a família e explique a importância de manter a vida financeira sob controle e organizada. Anote todas as despesas e todo o dinheiro que entra também. Para ajudar você a começar temos um modelo de planilha de orçamento doméstico.

 

Defina metas

Veja quais objetivos quer alcançar e em quanto tempo. Para ajudar a começar essa história, defina metas de longo, médio e curto prazo. Desse jeito, fica mais fácil você se manter motivado, conforme for conquistando o que deseja de acordo com o prazo definido.

Invista

Defina quanto dinheiro vai precisar para de cada objetivo e, a partir daí, veja quanto pode aplicar mensalmente para alcança-lo. Feito isso, programe mensalmente o depósito para um fundo de investimento.

Reduza despesas

Veja o que é possível enxugar do orçamento, renegocie tarifas bancárias e de cartões, se for preciso, reduzindo o pacote de serviços contratados. Pequenas mudanças podem trazer ótimos resultados no fim do mês.

Evite o efeito sanfona

Você já deve ter escutado a expressão quando se fala de dieta. Aqui, o efeito sanfona é quando você relaxa após chegar a um dos objetivos. É normal que, quando o projeto começa a dar certo, os hábitos que você tinha antes de se organizar voltem (igualzinho na dieta). Aí é que está o risco: você pode perder todo o bom trabalho feito até aqui. Mantenha o foco!

 

Quer saber mais sobre como melhorar sua vida financeira? Curta nossa página no Facebook e leve a vida na Boa!


<< Voltar