NOTÍCIAS

ESPAÇO DO ARTISTA SOCORRENSE

Data: 11/06/2018

A conquista do artesanato.

Neste mês de junho a ACE Socorro recebe no Espaço dos Artistas Socorrenses, as peças de artesanato dos pacientes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

O CAPS é um espaço de portas abertas para pessoas que tem ou já tiveram problemas com depressão, esquizofrenia, álcool e drogas. O serviço é de portas abertas, os pacientes podem entrar por livre e espontânea vontade. A triagem das pessoas é feita por profissionais da enfermagem e psicólogos, ou até encaminhados por médicos, postos de saúde, CRAS, CREAS, ministério público e poder judiciário.

O artesanato no CAPS é a terapia ocupacional, onde existem profissionais da área que auxiliam os pacientes duas vezes por semana, e também os próprios pacientes se ajudam, o principal objetivo dessa terapia é o tratamento da saúde mental. O CAPS tem na tradicional Festa de Agosto uma barraca onde é comercializado as peças de artesanato produzidos pelos pacientes, onde eles se sentem bem e valorizados ao verem suas peças sendo vendidas.

Segundo depoimento de Liberci Aparecida Toneli, paciente que está no CAPS a 8 anos, “Trabalho com bordados a 3 anos meio graças a terapia aqui no CAPS, e antes eu sofria de TOC ( transtorno obsessivo compulsivo), e depois de muito esforço e persistência eu consegui bordar e isso para mim é uma conquista”, finaliza.

A Associação Comercial e Empresarial de Socorro se orgulha de promover o artesanato Socorrense, e convida a todos a visitarem a exposição. Para mais informações sobre o serviço do CAPS, entrar em contato pelo telefone (19) 3855-2400.


<< Voltar