NOTÍCIAS

ESPAÇO DOS ARTISTAS SOCORRENSES | JULHO 2019

Data: 01/07/2019

Ao longo de todo o mês de Julho a ACE Socorro recebe no Espaço dos Artistas Socorrenses, o artesão Wagner Luiz da Cruz ( Índio da Cruz )

. Natural de São Paulo capital, seu contato com a arte começou nos anos 70 ainda na adolescência de maneira muito natural, o artista sempre trabalhou com trabalhos manuais entalhos e esculturas na capital, constituiu família e 1990, ao lado de sua esposa , a artista plástica Rosângela Politano com seus 3 filhos estavam a busca de um local onde pudessem continuar a desenvolver suas criações com uma melhor qualidade de vida, e escolhem a cidade de Socorro-SP para morar.

O casal instalou-se nessa terra onde começou a construir um espaço, que inicialmente seria usado como moradia da família e ateliê do casal. Com uma preocupação ecológica as obras dessa construção foram sendo realizada com reaproveitamento de matérias de demolição, madeira; pedra e fossa ecológica; todo cercado pela abundante natureza socorresse.

Hoje, quase trinta anos depois esse espaço tornou-se a « Casa das Artes », onde além de morar e ter seu ateliê Índio e Rosângela mantém uma galeria de arte e um antiquário, propondo oficinas de arte naif, entalho em madeira, escultura e cerâmica queimada em forno a lenha.

O artista  trouxe uma grande bagagem artística, residiu por muitos anos  em Embu das Artes cidade famosas pela grande feira de artes e artesanatos e por suas manifestações culturais onde desde a adolescência começou a ter contato com a arte, produzindo e vendendo seus trabalhos . Hoje quando andamos por Socorro e região podemos observar de maneira expressiva  as placas entalhadas um dos trabalhos principais do artista.

A casa das Artes é ainda a sede do projeto Cor-Ação, criado pelo casal num processo ao longo desses anos indo desde a formação  dos 3 filhos e 3 netos como artistas, até o despertar de talentos e a profissionalização  de muitos adolescentes e jovens que passaram pelas oficinas gratuitas de artes oferecidas pelo projeto , garantindo  trabalho e dignidade a muitas pessoas.

A « Casa » está sempre de portas abertas, onde você é recebido pelo próprio casal, que apresenta seu ateliê e a galeria de arte onde você aprecia esculturas, pinturas, e cerâmicas artística entre contos e causos que fazem parte da vivência dos artistas. O visitante vai ainda escutar deliciosas histórias sobre as peças históricas que compõem o antiquário, e outras  tantas sobre o artesanato local, placas entalhadas em madeira, e peças inusitadas, que ali vai descobrir.

A Casa das Artes é um espaço acessível, único e charmoso sendo um importante e conhecido ponto turístico da cidade de Socorro.

Índio já participou de diversas exposições tais como: Flip 2019- literatura brasileira e uma visão naif- Paraty RJ, FIAN 2019- Festival internacional de arte naif na Paraíba, 2018- Exposição Congadas Cores e Devoção – Socorro-SP, MAPS-2018- Mostra de artes Plásticas de Socorro, 2017- Bienal Internacional de Arte Naif-Socorro SP, 2016- Exposição Coletiva- Vejo Cores em Vocês- ACE Socorro, 2016- Bienal Naifs do Brasil -SESC –Piracicaba, 2016- Patrimônios Arquitetônicos- Socorro SP, 2015-Patrimônios Arquitetônicos de Socorro. 2015-MAPS- Socorro SP, 2015- Exposição coletiva Entre a Cor e o Amor- Socorro- SP, 2014- A  Beleza está nos olhos de quem vê-Socorro SP, 2013- Naifs de Socorro, 1980 - 1990 feira de artes no Embu das Artes   

A ACE Socorro se orgulha de promover o artesanato Socorrense, e convida a todos a visitarem a exposição. A ACE esta localizada a Avenida Coronel Germano, 456 Centro Socorro/SP.

Para mais informações sobre os trabalhos do artista: (19) 99741-4345, rosangelapolitano@gmail.comwww.ateliecasadasartes.com.br


<< Voltar