NOTÍCIAS

ACE Socorro e Sebrae falam sobre empreendedorismo em mais uma oficina da trilha Descomplique

Data: 11/03/2020

No dia 10 de março, a Associação Comercial e Empresarial de Socorro, por meio do Posto Sebrae Aqui, promoveu a oficina Descomplique Empreendedorismo, que teve como principal objetivo apresentar o cenário atual do empreendedorismo no país e mostrar aos participantes a importância de se ter planejamento e comprometimento na hora de ter o seu próprio negócio.

“Empreender é uma ‘moda’ que veio para ficar. O setor de serviços é o que mais cresce em nosso país. Porém, por muitas razões, pesquisas mostraram que, em dois anos, 40% das empresas que foram abertas no Estado, acabaram fechando. Muitas vezes, por falta de planejamento e de um olhar mais empreendedor”, explica Giovana Catussi Paschoalotto, que ministrou o curso para 12 participantes.

Segundo Giovana, muitas pessoas abrem empresas sem levantar as informações de mercado. Ela contou que 46% dos empreendedores não sabem que é o seu público alvo; 38% não contam com um capital de giro necessário para abrir o seu negócio. Além disso, 39% sequer pesquisam a concorrência; 61% dos empresários não procuram ajuda de pessoas ou instituições para a abertura do seu negócio; 55% não planejam a forma como a empresa vai funcionar; e 50% não determinam o lucro pretendido. “Quando se tem planejamento, fica tudo mais simples e o empreendedor vai saber o que fazer e consegue mensurar se está dando certo”, explica ela.

Os participantes fizeram dois estudos de caso para avaliar o comportamento de dois personagens que cometeram diversos equívocos e acabaram tendo que fechar o negócio.

A oficina também apresentou alguns conjuntos de comportamentos que fazem a diferença para o sucesso de um empreendedor. “São atitudes que fazem acontecer,, como iniciativa e busca de oportunidade; persistência; comprometimento; exigência de qualidade e eficiência; correr riscos calculados; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento estratégico; busca de informações; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança”, apresentou Giovana, que explicou item por item aos participantes.

As pessoas que fizeram a oficina também já foram convidadas para participar da próxima etapa da trilha Descomplique com o tema: “Sua Ideia de Negócio”, no dia 7 de abril, as 19 horas, a ACE Socorro. “Este curso tem tudo a ver com o que falamos aqui, no que diz respeito ao planejamento da empresa. Vamos montar juntos um Plano de Negócios, uma ferramenta que faz o empreendedor olhar para dentro; simular os cenários e prevê as situações antes que possam acontecer”, conta Giovana.

As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas! Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3895-2019 / 3895-3666 / 19 99904-7143(WhatsApp).


<< Voltar