NOTÍCIAS

Cadastro Positivo é um grande aliado na concessão de crédito

Data: 14/10/2020

Em tempos de incerteza no mercado financeiro, não é novidade que antes de fechar uma venda a prazo ou conceder crédito, a empresa precisa conhecer bem o perfil do cliente e avaliar se ele terá condições de quitar a dívida. Com tanto, a informação se transformou em sinônimo de uma negociação mais segura. A garantia de um volume de dados mais detalhados se dá pelo Cadastro Positivo, que conta com uma infinidade de informações, pois reúne o histórico de pagamentos de uma pessoa ou empresa, da qual já está disponível nas consultas da Família Acerta Positivo. Informa a Gerente Executiva Cristiane Francisconi e ressalta que as empresas associadas receberam  e-mail com toda instrução e conteúdo sobre o tema.

Segundo a Boa Vista SCPC, o Cadastro Positivo é extremamente benéfico não só para o mercado, mas também para os consumidores, por isso não é aconselhável ficar de fora. “Um bom exemplo para entendê-lo é compará-lo a um boletim escolar. Imagine que se durante um ano todas as notas de um aluno foram maiores que oito com exceção de uma, na qual tirou quatro, e por conta disso esse estudante repetisse de ano. Não parece justo, não é mesmo? Então, o Cadastro Positivo é o ‘boletim’ da vida financeira do consumidor. Com ele, todas as contas pagas em dia contam a favor e podem ajudar na obtenção de crédito, mesmo que eventualmente tenha ficado com o nome sujo”, explica a presidência.

Em um momento de redução da renda das pessoas e do faturamento das empresas, todas essas informações ganham ainda mais destaque e o Cadastro Positivo aparece como um grande aliado.

As empresas que concedem crédito precisam enviar os dados dos pagamentos de seus clientes para o sistema e devem ficar atentas, pois todas as informações necessitam ser detalhadas, tanto os atrasos, como as contas pagas.

A Associação Comercial e Empresarial de Socorro auxilia os empreendedores que possuem dúvidas sobre o assunto. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (19) 3895-2019.

Além disso, a entidade oferece gratuitamente à população pelo App ACE Socorro o link para  o Cadastro Positivo da Boa Vista SCPC, é fácil e gratuito, além de outros serviços, como consultas de pessoa física e jurídica do SCPC, Guia Comercial das empresas, vaga de emprego, Revista eletrônica e muito mais.

SUA EMPRESA É FONTE DE DADOS DO CADASTRO POSITIVO?

O Cadastro Positivo é o banco de dados com informações de pagamento dos compromissos financeiros e pagamentos relativos às operações de crédito e aos serviços continuados dos consumidores (pessoa física ou jurídica).

O que é Fonte?

É quem concede crédito, administra operações de autofinanciamento, faz vendas a prazo ou outras transações comerciais e empresariais que impliquem risco financeiro. Isso pode incluir empresas de todos os portes e quase todos os segmentos, mas principalmente: bancos, prestadores de serviços continuados (água, esgoto, eletricidade, gás, telecomunicações), indústria, atacado, varejo e serviços.

Obrigatoriedade

As Fontes têm a obrigação legal de enviar aos Gestores de Bancos de Dados (GBDs), como a BOA VISTA, o Histórico de Crédito dos Cadastrados (cidadãos ou empresas) e os Dados Cadastrais. Ainda segundo a lei do Cadastro Positivo, as Fontes são proibidas de estabelecer políticas e operações que impeçam, limitem ou dificultem a transmissão dessas informações.

LGPD e Cadastro Positivo

Todo tratamento de dados pessoais deve seguir os requisitos da LGPD – Lei 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados. A Lei 12.414/2011 – a Lei do Cadastro Positivo complementa a LGPD no tratamento de dados com a finalidade da Proteção do Crédito (permitida pela LGPD), estabelecendo os requisitos adicionais que devem ser observados pelos Gestores de Bancos de Dados, Fontes e Consulentes, quando o tratamento envolver informações de Cadastro Positivo.

Como credenciar uma empresa Fonte?

Para se credenciar como Fonte na Boa Vista, precisamos que você preencha o formulário enviado por e-mail e nos encaminhe a Declaração de Fonte assinada, junto com os documentos societários, para validação, ou comparecer a sede da ACE Socorro.

Qual o prazo legal para envio?

Com o layout aprovado, a Fonte deve enviar, de forma periódica (a cada 10 dias), as informações e as obrigações de pagamento cumpridas ou em andamento aos Gestores de Banco de Dados (GBDs), como a Boa Vista.A Fonte também precisa manter registros adequados para verificar, confirmar ou corrigir informações sempre que os GBDs ou cadastrados solicitarem.

Fonte: https://www.boavistaservicos.com.br/

Ainda está com dúvidas

Mais informações, entrar em contato pelo telefone (19) 3895-2019 ou mandar sua dúvida para: ace@ace-socorro.com.br – ACE Socorro

Sobre a Associação

A ACE Socorro, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 23 de agosto de 1984 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio local, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento da cidade. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.

A sede da Associação Comercial e Empresarial de Socorro está localizada na Avenida Coronel Germano, 456 Centro Socorro

 

 


<< Voltar