NOTÍCIAS

Núcleo de Artesanato de Socorro encerra o Programa Empreender Competitivo com visita técnica em Embu das Artes

Data: 20/12/2019

No último domingo, dia 15, as artesãs do NAS - Núcleo de Artesanato de Socorro foram até Embu das Artes, para saber um pouco mais como funciona o artesanato local, com o objetivo de trazer ainda mais novidades para o grupo, visando a criação de novos produtos e, assim, aumentando o faturamento.

A visita técnica foi a última ação do Projeto de Inovação e Competitividade do Artesanato de Socorro, que faz parte do Programa Empreender Competitivo, fruto da parceria entre a Associação Comercial e Empresarial de Socorro, com a Facesp, a CACB e o Sebrae Nacional, que vem sendo realizado com as artesãs desde o ano em 2017.

Desde o início, o projeto teve como foco a capacitação das artesãs em gestão, melhoria da produção e acesso a novos mercados. Estas capacitações envolveram os mais diversos temas, como, “como calcular o preço do seu artesanato”, “treinamento em gestão empresarial”, “atendimento e vendas”, “treinamento de marketing”, e “comunicação com foco em vendas”.

“Nosso objetivo é desenvolver o espírito empreendedor e inovador nas participantes, para que elas aprimorem cada dia mais as suas peças, ampliem suas vendas e tragam sustentabilidade em seus negócios”, explica a Gerente Executiva da ACE Socorro, Cristiane Francisconi, que é gestora do projeto.

 

Mega Artesanal: de visitantes a expositoras

Uma das principais metas das artesãs que fazem parte do Programa Empreender Competitivo foi a participação na maior Feira de Artesanato da América Latina, a Mega Artesanal, que aconteceu entre os dias 2 e 7 de agosto, na São Paulo Expo.

“Foi uma oportunidade ímpar de estar presente neste grande evento, no qual elas já foram por muitas vezes apenas como visitantes e, desta vez, estariam lá como expositoras e divulgadoras do Destino Socorro. Para nós, esta é uma conquista, pois foi a primeira vez que o segmento foi selecionado para participar do Empreender Competitivo”, comemora Cristiane Franscisconi.

A presença das socorrenses durante o evento chamou a atenção dos visitantes, não apenas pelas peças apresentadas, mas também, por causa da parceria entre o Núcleo de Artesanato e a ACE Socorro.

Além das visitas ao espaço destinado ao artesanato na cidade, a repercussão da participação na Mega Artesanal pôde ser sentida por meio das redes sociais e das portas que se abriram para as artesãs, como uma entrevista para a TV Aparecida e a oportunidade de levar o nhanduti para uma demonstração no Sesc Pompéia.

A participação neste grande evento também serviu para que as artesãs pudessem colocar em prática toda a capacitação que receberam durante os 18 meses do Programa Empreender Competitivo, como formação de preços, gestão e atendimento.
Além disto, a Mega Artesanal colocou Destino Socorro em evidência, já que, após evento o Espaço do Artesanato recebeu muitos turistas que vieram após visitar o estande das artesãs socorrenses.

 

Congresso da Facesp: destaque e inspiração para o público presente

Outro ponto alto do Projeto de Inovação e Competitividade do Artesanato de Socorro foi a participação do NAS durante o 19º Congresso da Facesp, realizado nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, no Tauá Hotel, em Atibaia.

A ACE Socorro foi considerada um dos destaques ao apresentar os frutos colhidos do Programa Empreender Competitivo.

Durante o evento, as artesãs destacaram todas as etapas pelas quais elas passaram, desde o início do projeto, em 2017, quando começaram as capacitações, até a participação da Mega Artesanal, que é a maior Feira de Artesanato da América Latina, na qual colocaram todo o aprendizado em prática.

 

 

Sobre o Empreender Competitivo

O Programa Empreender Competitivo é realizado pela Facesp através do Projeto de Inovação e Competitividade do Artesanato de Socorro/SP, da qual foi subsidiado 70% do orçamento financeiro pelo Sebrae Nacional com apoio da CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, FACESP – Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, da ACE Socorro e Poder Público e Privado.

 

 

Assessoria de Imprensa da ACE Socorro


<< Voltar